top of page

Campanha “Ufam, Eu Cuido!”: eixo Água finaliza atividades com mensagem de cuidado no uso dos recursos hídricos

“A informação é o ponto de partida para a conscientização”, afirma a coordenadora do eixo, professora Tereza Cristina Oliveira

       Despertar a comunidade acadêmica para o uso consciente e o combate ao desperdício de água no campus universitário foi um dos principais objetivos das atividades realizadas na primeira semana da campanha institucional “Ufam, Eu Cuido!”. As ações do Eixo Água foram coordenadas pela professora Tereza Cristina Oliveira, diretora da Central Analítica da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

      A programação começou com a disponibilização no hotsite da campanha do mapa da área do campus e sua hidrografia, para que o público conhecesse melhor o terreno que abriga a Universidade, assim como seus igarapés, poços e estação meteorológica.

Alunos visitaram sistemas de captação de águas e ETEs da UFAM

          Atividades práticas

        Para demonstrar como é feito o trabalho de tratamento e preservação dos recursos hídricos do Campus, foram realizadas, ainda, oficinas de captação, medição e análise das águas de consumo e dos igarapés; e visitas aos sistemas de captação de água e Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) do Setor Norte.

         “As atividades tinham o objetivo de chamar a atenção e mostrar o que é feito no campus da UFAM sobre o cuidado com o recurso natural que toda a comunidade acadêmica usufrui”, explica a professora Tereza Cristina. Para a docente, a informação é o ponto de partida para a conscientização. “Ainda sabemos muito pouco sobre as iniciativas que são realizadas na universidade”.

       Para o prefeito do Campus, professor Atlas Barcellar, as ações da campanha “Ufam, Eu Cuido!” estão servindo como um canal de comunicação positivo entre a Universidade e o público. “A partir do conhecimento que eles adquiriram nas visitas aos ETEs, por exemplo, vão tratar melhor os efluentes do campus para não prejudicar o funcionamento do tratamento. Ou seja, não jogando garrafas PET, plásticos, embalagens, por exemplo, direto no sistema de esgoto”, afirma o professor.

       Finalizando a semana do eixo Água, o professor Ingo Wahnfried, do Departamento de Geologia, realizou uma palestra ao ar livre sobre captação de água subterrânea – sistema utilizado para distribuição do recurso natural na Ufam.

     A acadêmica do 2º período de Engenharia Civil, Adriane Viana, participou das atividades do eixo e vê a campanha como um grande incentivo à preservação da Universidade. “A iniciativa é mais do que positiva: todos nós queremos ver uma Ufam mais limpa, mais cuidada, e isso deve partir de nós que fazemos parte dela”, declarou.

             Questionário

         

       Está disponível na página “Ufam, Eu Cuido!” um questionário sobre o desperdício de água nas dependências da Universidade. Até agora, os maiores problemas apontados em relação ao uso dos recursos hídricos são gotejamento em bebedouros e descargas em banheiros. “As sugestões mais frequentes são para que haja orientação sobre o tema através de palestras e conteúdo inserido em disciplinas, assim como a manutenção das peças”, conta a professora Tereza Cristina. A coordenadora garante que “a Comissão para Elaboração de Diagnóstico de Uso e Disponibilidade de Águas no Campus da Ufam está empenhada na divulgação de informações e indicação de medidas corretivas”.

       O questionário receberá respostas até o fim da campanha “Ufam, Eu Cuido!”, em novembro.

Professor Ingo Wahnfried palestrou sobre captação de água subterrânea

Participe. Vamos juntos cuidar da Ufam!

Publique, curta e compartilhe com a hashtag #SomosTodosUFAM

bottom of page