top of page

Campanha “Ufam, Eu Cuido!” encerra eixo “Animais no Campus” com ações de sensibilização

        Com uma feira de adoção responsável, um bazar solidário e quatro palestras, coordenação do quarto eixo avalia os resultados como positivos.

Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro foram realizados o Bazar Solidário e a Feira de Adoção Responsável

        Realizadas em duas frentes, as atividades da campanha institucional buscaram sensibilizar a comunidade acadêmica e toda sociedade quanto ao crime de abandono e maus tratos a animais e quanto à preservação da fauna residente no fragmento florestal da Universidade, que é o maior do País.

       

        As duas primeiras ações mostraram na prática o trabalho do projeto “Desabandone”, coordenado pela professora Ana Hermínia Andrade e composto por um grupo de mais de 20 voluntários. Através da Feira de Adoção Responsável, 16 gatos e um cão ganharam um lar de verdade depois de terem sido deixados no Campus de forma criminosa.

       

              “O procedimento exige que o adotante assuma o papel de tutor do animal, responsabilizando-se pela saúde, pela alimentação, pelas próximas doses de vacinas e por entrar em contato com o grupo para marcar o dia da castração gratuita no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), quando os filhotes tiverem mais ou menos seis meses”, informa a professora Ana Hermínia.

         A Universidade custeou a vacina antiviral de dez gatos e cinco cães, preparando-os para o evento, além de ceder uma sala para as atividades do grupo Desabandone. “Com a campanha, nós iremos fortalecer as parcerias com outras instituições, médicos veterinários e voluntários”, afirmou a coordenadora. Entretanto, na avaliação dela, o objetivo do projeto é retirar os animais de forma responsável e, principalmente, combater o abandono nessa área através da intensificação da segurança e a fiscalização com a colaboração da comunidade acadêmica.

       Com o Bazar Solidário, foram arrecadados R$ 600 em dois dias de evento. “Tivemos mais de 500 peças na exposição e reduzimos os preços para incrementar as vendas”, ressaltou a coordenadora da atividade. A proposta, a partir de agora, é realizar um bazar a cada dois meses e promover rifas para custear uma parte das despesas com os animais que já se encontram na Universidade em decorrência do crime de abandono.

          “Tudo gira em torno do abandono, porque quando nos organizamos para dar um destino aos animais abandonados, outras pessoas vêm e abandonam outros animais. Um dos nossos objetivos é combater, denunciar e ajudar para que o abandono seja punido”, ressaltou ela.

O adotante responsabiliza-se por todos os cuidados com o animal e assina um termo de adoção

        Educação

       As palestras, ministradas durante o dia 3 de novembro, tiveram o objetivo de dar visibilidade aos principais temas do eixo. Um delas, ministrada pelo vice-presidente da CEPA/OAB foi sobre maus tratos aos animais sob a visão da Lei nº 1.590/2011, que disciplina a criação, a propriedade, a posse, a guarda, o uso e o transporte de cães e gatos em Manaus. Formas de maus tratos também foram abordadas na palestra.

       Na palestra ministrada pelo médico-veterinário e professor Daniel Alexander da Cunha foi apresentado o tema ‘Crescimento populacional de animais’. Ele sugeriu uma reflexão sobre o papel de cada cidadão no combate ao abandono. “O xis da questão é a educação. Precisamos ensinar as crianças a respeitar e a cuidar dos animais”, frisou o docente.

    A partir dessa ideia, a professora Ana Hermínia trabalha numa proposta diferente daquela de tradicionalmente trabalhada pelas ONGs da cidade. Trata-se de um projeto de extensão para realização de palestras em escolas públicas e particulares sobre o tema. “Vamos buscar parcerias para viabilizar esse projeto de extensão e outras ideias que surgiram a partir das atividades do eixo Animais no Campus”, concluiu a professora Ana Hermínia, que também ministrou a última palestra do dia, discorrendo sobre as ações do grupo 'Desabandone'.

Médico-veterinário Daniel Alexander alertou sobre o crescimento da população de animais abandonados

Participe. Vamos juntos cuidar da Ufam!

Publique, curta e compartilhe com a hashtag #SomosTodosUFAM

bottom of page