Animais no campus: o combate ao abandono é responsabilidade de todos nós!
Entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro, a comunidade universitária será apresentada ao último eixo temático da campanha institucional Ufam, eu cuido! Animais no Campus tem o objetivo de alertar sobre as consequências do abandono de animais domésticos nessa área.
O número de animais domésticos abandonados no Campus chega a 25 cães e 50 gatos. “O compromisso de toda a comunidade é capaz de transformar a Ufam, que já faz parte de uma Área de Proteção Ambiental (APA), num ambiente ainda mais saudável e equilibrado”, é o que afirma a coordenadora do projeto Desabandone, professora Ana Hermínia Andrade.
Não ao abandono!
O projeto Desabandone irá desenvolver três atividades durante o período da campanha:
a Feira de Adoção Responsável, o Bazar e duas Palestras. As ações ocorrem nos dias
31 de outubro e 1º de novembro, conforme o cronograma disponível no hotsite da
campanha. As ações têm o objetivo de sensibilizar o público sobre as graves
consequências do abandono de animais domésticos.
A primeira meta do grupo, atualmente formado por cerca de 20 voluntários,
é reduzir a população de animais domésticos nessa área. Para isso, a primeira estratégia é
o combate ao abandono. “Câmeras de segurança registram a ação criminosa e
servem como provas para identificar os responsáveis. Com a ajuda delas,
temos um caso de abandono que está sendo conduzido pela Polícia Federal.
Também temos o objetivo de capacitar os seguranças para identificarem casos como esse e tomar as medidas cabíveis”, ressalta Ana Hermínia.
Outra meta é castrar todas as fêmeas e fazer vasectomia e castração nos machos, a depender da função deles na matilha. O macho alfa, por exemplo, impede que outros cães que acessam a Universidade pela mata se estabeleçam aqui. Esses machos serão submetidos à vasectomia, enquanto os demais à castração. Com isso, reduz-se a ocorrência de crias.
Para completar a atuação do projeto, a Adoção Responsável é o terceiro objetivo. Esse conceito faz referência à responsabilidade que o grupo assume antes de expor o animal para adoção. Ele deve ser castrado, vermifugado e vacinado. “Temos médicos-veterinários e clínicas como parceiros, mas ainda não é possível preparar todos os animais por causa do abandono”, informa a coordenadora do Projeto.
Como ajudar?
Todos nós podemos fiscalizar e impedir que essa ação criminosa se concretize. Se você presenciar um abandono, alerte sobre os riscos para os animais abandonados e também para os silvestres, além das consequências previstas no Código Penal e na Lei de Crimes Ambientais.
A Ouvidoria Geral da Ufam recebe denúncias on line. Fotos, vídeos, data, local e horário são informações importantes para a formalização. Você não precisa se identificar. É possível denunciar ligando para a Delegacia Especializada de Meio Ambiente (DEMA) - (92) 3239-3840 ou para a própria Ouvidoria Geral da Ufam, pelos telefones (92) 3305-1947 e (92) 99318-3138, pelo e-mail ouvidoria@ufam.edu.br ou diretamente em portalouvidoria.ufam.edu.br.
Participe. Vamos juntos cuidar da Ufam!
Publique, curta e compartilhe com a hashtag #SomosTodosUFAM